terça-feira, 25 de junho de 2013

1984 - George Orwell


                                     

Sou do tipo de pessoa que adora ler, porém a minha leitura é meio "enfadonha/chata" para a maioria dos meus amigos. Tenho preferência por livros que tenha um conteúdo histórico. Sou completamente apaixonada por literatura brasileira e confesso que tinha muito preconceito por qualquer outro tipo de literatura estrangeira (meu único contato com essa literatura era JK Rowling) até  começar a ler livros de bons autores, desde aí mudei meu pré-conceito dos livros estrangeiros. 

Comprei esse livro no final do ano passado, quando fui para Belém fazer vestibular, como em São Luís não existe Saraiva (sim, aqui é uma província intergalática em expansão), eu passei por lá para dar uma olhada e acabei levando esse livro por uma faixa de 40 reais mais ou menos. 

George Orwell (pseudônimo de Eric Arthur Blair), é um escritor e jornalista inglês muito conhecido por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, suas obras são marcadas por um conhecimento profundo das injustiças sociais. É considerado o melhor cronista da cultura inglesa do século XX. 
Suas obras mais famosas são Animal Farm (A revolução dos bichos) e Nineteen Eighty Four (1984), alguém deve conhecer das aulas de História ou Sociologia, não sei vocês, mas os meus professores adoravam citar essas obras nas aulas sobre a Revolução Russa ou Totalitarismo. 
O primeiro livro que li foi revolução dos bichos justamente por interesse nas aulas de história e recomendo! É um livro super interessante, se você estudou esse conteúdo. 

1984: Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro. (Sinopse retirada do site da Saraiva)

Estou em fase de término do livro, e estou adorando (estou mais apaixonada ainda por Orwell), principalmente nessa época de protestos. Na obra existem pensamentos que explicam muitas atitudes políticas. Inclusive, os termos "Big Brother" e "Duplipensar" entraram na linguagem popular desde a publicação desse livro.


                          

Um comentário:

  1. Adoro esse livro; comecei a ler mas parei na metade porque fiquei sem óculos e tava lendo por pdf. Um amigo fez uma análise sobre essa obra e descobriu que o Big Brother Brasil é um reality totalmente baseado nessa obra. Fiquei fascinado como tudo tem a ver. :)

    ResponderExcluir